SINDPD-PE intensifica luta pelo cumprimento da Convenção e melhores Acordos com empresas
Do ponto de vista da atuação do SINDPD-PE nas empresas privadas de TI, 2023 tem sido um ano de crescente demanda de trabalhadores/as em busca do cumprimento de seus direitos. Esta situação demonstra a necessidade da adoção de melhores práticas na gestão de recursos humanos em muitas empresas do setor de TI pernambucano, que congrega hoje mais de 17 mil trabalhadores e trabalhadoras. No ano de 2022, dados divulgados pelo Porto Digital demonstram que houve um crescimento de 29% em pessoal e faturamento no setor, hoje um dos mais importantes do Brasil e que sempre divulga a necessidade de contratação e retenção de novos profissionais, mas contraditoriamente tem empresas com jornada de trabalho de 44 horas semanais, quando desde 1986 a jornada máxima convencionada é 40 horas.
Por outro lado, o estreitamento dessa parceria com a base demonstrou a confiança que a categoria tem no Sindicato que a representa há 39 anos, na construção de uma das melhores Convenções Coletivas do setor. Com o crescimento e as inovações na área de TI, tornou-se fundamental a revisão do texto da Convenção, para torná-lo adequado à realidade atual, como acordado com o Sindicato Patronal, evitando erros ou interpretações equivocadas. Para subsidiar esta revisão, o SINDPD-PE encaminhará ao SEPROPE relação dos principais problemas identificados ao longo do ano, a exemplo do enquadramento das diversas funções existentes e os pisos salarias previstos na CCT.
Do ponto de vista da atuação sindical, em 2023 cresceu a demanda por negociações com as empresas de Acordos Coletivos de Trabalho específicos, entre eles, Participação nos Lucros e Resultados (PLR); Jornadas de Trabalho Especiais e Distribuição de Prêmios; mas também Acordos Coletivos mais amplos, acrescentando ou alterando pontos da Convenção Coletiva, a exemplo dos assinados com CESAR, FITEC, NTT, TEMPEST e TW. Demissões coletivas exigiram atenção especial, com o objetivo de minimizar seu impacto, com êxito em algumas empresas, onde conseguimos garantir benefícios, além das verbas rescisórias legais.
Atuação constante
Usando como base a legislação que protege o/a trabalhador/a e tendo a Convenção Coletiva com referência mínima, o sindicato está sempre na busca da garantia de direitos e encaminha lutas em benefício da sua base. As negociações criam oportunidade de interação, debate e decisão, sempre em consonância com os/as os trabalhadores, estabelecendo uma relação de identidade e fortalecendo a união da categoria de TI. E assim será em 2024!
E para melhor atender a base, além das questões específicas por empresa, o SINDPD-PE conta ainda com assessoria jurídica; convênios para seus filiados e segue encaminhando a luta cotidiana, que visa preservar conquistas e avançar nos direitos da categoria.
Essa é a história do SINDPD-PE. Um sindicato que atua pra defender você e seus direitos. Fortaleça quem lhe representa!
Direitos
ACTs de PLR e/ou Distribuição de Prêmios: Avanade, Buzzmonitor, E.life, GlobalHits, Indra/Minsait, Kurier, Liferay, Linx, MidiaVox, Neurotech, Senior, Tata, Totvs, VDEV e Vinta.
Outros acordos – EFI (redução de jornada para 4 dias), Hotlink, Indra/Minsait, LT, Modula Mining, SiDi, Vinta e Totvs.