SINDPD-PE reforça a luta pela anistia dos/as trabalhadores/as da Dataprev
Ontem, 17/01/2024, a Direção do SINDPD-PE participou de reunião com o Deputado Federal Carlos Veras (PT/PE) e representantes dos/as trabalhadores/as da Dataprev demitidos/as, em 2020, no Programa de Adequação de Quadro – PAQ, implementado pelo governo Bolsonaro no processo de privatização da empresa, em andamento desde 2019. Felizmente, o processo foi interrompido pelo Presidente Lula que, num dos seus primeiros atos de governo, retirou a Dataprev e outras estatais da lista do Plano Nacional de Desestatização – PND.
No entanto, os estragos resultantes dessa tentativa de privatização permaneceram, a exemplo do fechamento do escritório em Pernambuco e da demissão de centenas de trabalhadores/as. Com o objetivo de reverter estes estragos, foi criado um movimento nacional pela reintegração destes empregados/as
Na reunião com o deputado, foi relatado detalhadamente todo o processo que levou às demissões, bem como todas as iniciativas já adotadas, nacionalmente, inclusive para que seja aprovada legislação autorizando a reintegração. Após ouvir atentamente, Carlos Veras colocou seu mandato à disposição dessa luta, se comprometendo a dar o apoio necessário, seja do seu gabinete e assessoria, como nas articulações políticas no Congresso, buscando o melhor caminho legislativo para reversão desse processo injusto de demissões.