Mulheres que construíram a história de TI
Ao longo dos anos, mulheres deram sua capacidade criativa e sua força de trabalho para ajudar a construir a história de TI. A criatividade e inteligência dessas mulheres deu início ao primeiro algoritmo da história; à primeira linguagem de computação e às ideiais iniciais sobre o wi-fi. E seguiu estando presentes em momentos históricos. Com a chegada de mais um 8 de março, é importante ressaltar o quanto essas muheres se destacaram na história e sua importância para a valorização do feminino. Conheça um pouco sobre algumas dessas mulheres:
Ada Lovelace (1815-1851)
Ada Lovelace foi uma escritora e matemática inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Os algoritmos permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.
Grace Hopper (1906-1992)
Grace Hopper foi uma das cientistas da computação que inventou a primeira linguagem de programação. Após o seu ingresso na Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, ela liderou uma equipe onde criaram o primeiro compilador de linguagem de computador, sendo conhecido como linguagem COBOL.
Hedy Lamarr (1914-2000)
A Hedy Lamarr é conhecida como a mãe do Wi-fi, por ser uma atriz e inventora que teve as ideias iniciais do wi-fi. Desenvolveu uma técnica para comunicação de espectro espalhado, que deu origem à tecnologia sem fio. Juntamente com George Antheil, um compositor, Lamar desenvolveu o dispositivo de sinalização de rádio onde chamavam de “Sistema Secreto de Comunicações”, que mudava as frequências de rádio para que os nazistas alemães não pudesse decodificar as mensagens, ajudando a manter a segurança das comunicações militares e dos telefones celulares.
Katherine Johnson (1918-2020)
A Missão Apollo 11 levava os primeiros homens à Lua, mas o que talvez muitas pessoas não saibam é que na terra, estava Katherine Johnson, mulher que ajudou a humanidade a pisar na lua.
Em 1962, Katherine fez parte da equipe que ajudou os EUA a colocar o primeiro homem na lua com o mínimo de computadores sendo usados. Ela foi responsável por calcular equações complexas para garantir que tudo estivesse seguro.
Nina Silva
Nascida em 1980 no Rio de Janeiro e fez carreira na área de TI atuando com o ERP SAP. Tem no currículo empresas como L’Oreal, Heineken e Honda, além da sua própria criação: o Movimento Black Money, que incentiva o empreendedorismo na comunidade negra.
Atualmente, Nina Silva é Lead IT Manager na ThoughtWorks, uma consultoria global de tecnologia, e figura na lista das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo.