SINDPD-PE e OLT/Serpro-Recife rearfirmam defesa dos direitos da categoria em eventos no SERPRO Recife
Em uma semana movimentada para a Regional do SERPRO Recife, o SINDPD-PE e a OLT/SERPRO-Recife participaram nessa terça-feira (12/3), de reunião com o diretor da área de Gestão de Pessoas, Marcos Sobrosa e com André Agatte, assessor do presidente da empresa. Além disso, na quarta-feira (13/3), foi feita uma apresentação das respectivas entidades sindicais para os/as empregados/as recém-admitidos/a e o Sindicato e a OLT marcaram presença na reunião “Papo 360”. Na tarde do mesmo dia, as entidades prestigiaram a inauguração da área de inovação da empresa no Porto digital (Bairro do Recife).
Na conversa com a empresa, os/as representantes do sindicato e OLT informaram sobre a grande preocupação dos/as trabalhadores/as com a sustentabilidade do plano de saúde e a sobre a expectativa de paridade na contribuição das partes (usuários e empresa). Destacou-se ainda a importância de se a garantir a melhoria do plano e a ampliação do número de vidas cobertas, com novas adesões e o retorno das pessoas excluídas, devido aos aumentos exorbitantes ocorridos na gestão passada.
O diretor Marcos Sobrosa informou que além do diálogo estabelecido com as representações dos/as trabalhadores/as na Comissão Paritária de Saúde, a empresa está adotando medidas internas visando atender a essas expectativas. Dentre essas ações, está sendo avaliada pela alta direção a proposta para contratação de serviços, tipo “Gympass”, voltado para a saúde física, e outro que seja específico para a saúde mental, como forma de tratamentos preventivos da saúde.
Ainda na conversa, as representações dos trabalhadores ressaltaram a importância da empresa reformular a norma do teletrabalho, de forma a atender aos anseios da categoria e pediu atenção da empresa à Campanha Salarial que se inicia, oferendo uma proposta que recupere as perdas salariais e retire os entulhos autoritários que foram colocados no ACT e nos normativos da empresa pelas gestões do Serpro, pelas gestões do SERPRO nos últimos anos.
Os representantes do SERPRO afirmaram que farão todos os esforços necessários para atender aos pleitos dos/as empregados/as, mas alertaram que a proposta de Acordo Coletivo precisa de autorização em várias instâncias governamentais, podendo sofrer influência das diretrizes econômicas do governo na Campanha Salarial.
O SINDPD-PE reafirmou sua posição na defesa constante de uma empresa pública de qualidade, mas reforçou seu papel em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa. É importante descatar ainda que a mobilização e particicipação dos/as trabalhadores/as na Campanha fará a diferença e será um reforço importante nessa luta.