SINDPD-PE realiza Assembleia com trabalhadores/as do SERPRO
Seguindo a dinâmica da Campanha Salarial, o SINDPD-PE realizou na manhã desta terça-feira (26/3) uma Assembleia com os/as trabalhadores/as do SERPRO, para apresentar de forma mais detalhada o teor da pauta de reivindicações aprovada na plenária de Campanha e entregue à empresa. Outro assunto debatido foi as dificuldades que a categoria vem enfrentando em relação ao plano de saúde.
A direção do sindicato alertou os/as participantes que o Serpro não depende diretamente do Orçamento Geral da União(OGU), mas, indiretamente sofre impacto dele pois, na medida em que ocorrem contingenciamentos de despesas nos clientes, os contratos de serviços são afetados.
Outro dado importante é que, apesar do cenário econômico aparentemente positivo no país, a luta capital – trabalho é permanente no capitalismo, logo há uma enorme pressão dos setores conservadores para o cumprimento de metas fiscais e outros mecanismos de controle da economia, que limitam a margem de negociação numa Campanha Salarial com o governo.
Considerando esses aspectos, os dirigentes sindicais opinaram que as Campanhas Salariais são sempre difíceis e tornam a participação dos/as trabalhadores/as ainda mais importante.
Feitas essas ponderações, foi realizado um relato rápido sobre a plenária de Campanha que aconteceu em Fortaleza (CE) nos dias 23 a 25/2 e a leitura da Moção aprovada naquele encontro. Em seguida, a pauta de reivindicações foi apresentada e foram esclarecidas as dúvidas dos/as participantes.
No encerramento da reunião o presidente do sindicato falou sobre algumas questões que estão sendo discutidas na comissão paritária de saúde e reforçou a importância da participação de todos/as empregados/as do Serpro na Campanha Salarial, lembrando que os avanços e as conquistas só são possíveis com união e participação.
Leia aqui a pauta reivindicações 2024 2025 e a Moção aprovada na Plenária,moção SERPRO que trata da Desestruturação dos prédios das regionais, a continuidade do projeto de terceirização na área de desenvolvimento e o risco de enfraquecimento do Serpro como Empresa Pública.