Ministério reconhece a importância da presença da Dataprev no Porto Digital em Pernambuco
A luta pela presença da Dataprev no Porto Digital do Recife, em Pernambuco, deu mais um significativo passo essa semana. O diretor de Ciência e Tecnologia do SINDPD-PE, Messias Melo, acompanhou a senadora Teresa Leitão (PT/PE) em audiência com a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, na última quarta-feira (22/5). A reunião deu continuidade à avaliação da importância de presença da Dataprev no Porto Digital do Recife, tendo como base a proposta do Sindicato, já encaminhada anteriormente ao MGI.
Também participaram da reunião, o Secretário Executivo adjunto, Adauto Modesto Junior; o Secretário de Governo Digital e membro do Conselho da Administração da Dataprev, Rogério Mascarenhas; Miriam Chaves, assessora da Ministra e membro do Conselho de Administração da Dataprev e outros assessores.
Na reunião, o Ministério entendeu a relevância da presença da empresa no Porto Digital, como uma alavanca para as entregas de ambos no processo de transformação digital do Estado brasileiro, sugerindo o compartilhamento do espaço do SERPRO, que já está no Porto, com a indicação de técnicos para iniciar o projeto. Teresa Leitão e Messias Melo solicitaram uma proposta integrada aos processos produtivos da Dataprev, que dê segurança aos técnicos envolvidos e deixe claro o comprometimento da empresa. Além de reforçar a necessidade de uma visita institucional para conhecer de perto o ecossistema, sugeriram que fosse apresentado um projeto articulado com o planejamento da empresa, com ações concretas sobre a questão. Por fim, enfatizaram que a proposta conta com o apoio da Prefeitura do Recife, Governo do Estado e do Porto Digital, bem como dos parlamentares pernambucanos das esferas federal e estadual, com destaque para o Deputado Federal Carlos Veras (PT/PE) que também tem participado das articulações em torno da proposta.
O MGI comprometeu-se a realizar nova reunião, dentro de um mês, para aprofundamento do tema.
Proposta do movimento
Antes mesmo do golpe no governo Dilma Roussef, o SINDPD-PE e os parlamentares pernambucanos defendiam a presença da Dataprev no Porto Digital do Recife, por entenderem a grandeza desse ecossistema e como ele pode ajudar o governo federal, o que chegou a ser aprovado no Conselho de Administração da Dataprev mas, com o golpe, foi inviabilizado.
Desde o início dessa defesa, o movimento sindical demonstrou a intenção de apresentar uma proposta sustentável e escalável para o ponto de presença da Dataprev, que não precisa necessariamente ser um novo CNPJ na estrutura da empresa.
Entendemos que este ponto de presença precisa atender alguns requisitos relativamente simples:
– estar incluído formalmente na estrutura de inovação da empresa, dando segurança à equipe vinculada e garantindo a devida aderência aos processos corporativos;
– ter uma equipe dedicada, que inicialmente não precisa ser grande mas precisa refletir o tamanho e a lógica do desafio;
– ter um ambiente físico adequado para o desenvolvimento do trabalho, que possa crescer, caso os resultados e a demanda assim justifiquem.
fotos: @marianalealfoto / MGI