Contrariando expectativas, Serpro aprova ampliação da terceirização de serviços
A Plenária Nacional de Campanha Salarial de 2024 dos/as trabalhadores/as do Serpro, realizada nos dia 24 e 25 de fevereiro/2024, aprovou uma Moção de protesto contra algumas ações em andamento na empresa, dentre elas, a continuidade de projetos de terceirização.
A Moção foi encaminhada para o Presidente do SERPRO, senhor Alexandre Amorim, no dia 25 de fevereiro/2024, por meio do ofício 011/2024 da FENADADOS, sem que haja uma resposta da empresa até a presente data.
Ao invés disso, os/as trabalhadores/as foram surpreendidos/as com a ata da 4a. Reunião Ordinária do Conselho de Administração da empresa, que aconteceu no último dia 30/4, que, dentre outras decisões, aprovou uma ampliação da subcontratação de serviços da área de desenvolvimento.
O SINDPD-PE reafirma sua posição contrária à terceirização de serviços, principalmente de atividade-fim, por entender que os processos de terceirização, no geral, põem em risco a qualidade dos serviços, fragilizando a empresa, e prejudica os/as trabalhadores/as, por meio da precarização do trabalho.
Se tal decisão foi adotada com o intuito apenas de atender temporariamente a uma demanda emergencial de serviços, e a empresa está preparando um concurso público que venha suprir seu deficit de pessoal, ainda é compreensível. Caso contrário, é lamentável que uma gestão que se diz progressista, adote uma medida como essa, que representa um grande retrocesso.