Foi dada a largada para a Campanha Salarial 2024 dos/as trabalhadores/as das empresas privadas de TI
Após definir a estratégia, produzir a marca a ser usada na Campanha e fazer uma enquete para coletar sugestões de itens para a pauta de reivindicações, o SINDPD-PE realizou nesta quarta-feira (19/6), a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2024, dos/as trabalhadores/as das empresas privadas de TI de Pernambuco. Além da categoria, a Assembleia contou com a participação de vários/as diretores/as do sindicato e de Jackeline Natal, Supervisora Técnica do DIEESE-PE.
No início da reunião, o Presidente do SINDPD-PE Reinaldo Soares, fez uma breve retrospectiva do que foi a Campanha Salarial do ano anterior e apresentou uma contextualização do cenário econômico, com um recorte para o ótimo desempenho do setor de TI no Brasil e em Pernambuco.
Em seguida, Jackeline Natal fez uma análise de conjuntura mais ampla, trazendo dados sobre o desempenho da economia mundial, nacional e regional; mostrou um histórico das negociações salariais dos últimos anos, destacando uma tendência que permanece em 2024, da grande maioria dos/as trabalhadores/as conseguirem ganhos reais, ou seja, reajuste das cláusulas econômicas acima da inflação.
Aproveitando as informações trazidas pelo DIEESE, os diretores do sindicato alertaram que apesar desses dados positivos sobre a recomposição de perdas + ganho real e o desempenho do setor, a participação dos/as trabalhadores/as é fundamental para que isso aconteça. Lembraram ainda que, para reduzir a defasagem entre o valor do vale-alimentação e os reajustes ocorridos na alimentação fora de casa, será necessário um reajuste bem maior do que a inflação.
Dando prosseguimento, o Presidente do sindicato apresentou os itens a serem incluídos na pauta de reivindicações elaborada pelo sindicato, junto com as contribuições dadas pelos/as trabalhadores/as. Já nesta Assembleia foi apresentada a proposta de reajuste dos salários e tíquete alimentação de 9%, sendo 4,22% da previsão do IPCA acumulado e 4,6% de ganho real, considerando o crescimento do setor no Brasil. A proposta foi colocada em votação, sendo aprovada pela quase totalidade dos presentes.
Também foi aprovada na Assembleia a autorização para o sindicato representar a categoria nas negociações com o patronato e/ou, se necessário, no pedido de mediação ou proposição de Ação no judiciário.
Pauta
Dentro dos próximos dias, a direção do SINDPD-PE estará disponibilizando à categoria, através do nosso site, o conteúdo da pauta de reivindicações 2024.
Vamos ficar atentos/as aos próximos passos da Campanha e às convocações do SINDPD-PE. Lembrando sempre que, Sem mobilização, não há conquistas!