SINDPD-PE representa trabalhadores/as da SOLSERV em mediação na SRT-PE
A pedido do SINDPD-PE, foi realizada nessa terça-feira (10/07) uma reunião de mediação na Secretaria Regional do Trabalho (SRT-PE), da qual participaram diretores(as) do sindicato, a assessoria jurídica da entidade; representantes da SOLSERV (assessoria jurídica e chefe do RH) e da Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife, uma vez que a empresa presta serviço para esta Secretaria.
Na oportunidade, a mediadora Solange Mendonça, ouviu da assessoria jurídica e dos/as diretores/as do sindicato a afirmação de terem recebido frequentes reclamações dos(as) trabalhadores(as) da SOLSERV a respeito de atrasos no pagamento de alguns benefícios garantidos por lei e/ou pela Convenção Coletiva de Trabalho, persistindo, com maior frequência, casos que envolvem salário-família e vale-transporte.
As representantes da empresa informaram que o problema no pagamento do salário-família foi decorrente da mudança do sistema utilizado, na qual ocorreu a perda de algumas informações, mas que a empresa já regularizou o pagamento, faltando apenas pagar o retroativo, o que será feito na folha de julho/2024. Quanto ao vale-transporte, a empresa esclareceu que no contrato firmado com a Prefeitura só estava previsto o fornecimento de dois vales para cada empregado(a) e que para a solucionar o problema de quem usa mais vales em alguns dias, é necessário fazer um aditivo ao contrato, esclarecimento foi ratificado pelos representantes da Secretaria de Educação da PCR.
A representação sindical defendeu que na licitação já deveria ter sido previsto uma quantidade maior de vale-transporte. Como isto não foi feito, a empresa deveria encontrar uma forma de pagar a passagem diária dos(as) trabalhadores, haja visto que eles(as) estão sendo penalizados por um erro da empresa e da PCR, e estão pagando do próprio bolso para irem trabalhar. Aproveitou ainda para pedir às representantes da SOLSERV para verificarem, e se necessário, fazerem o depósito de FGTS de uma trabalhadora que havia informado que não localizou o depósito do mês de janeiro e fevereiro/2024.
A direção da SOLSERV informou que ia verificar a questão do FGTS e sobre o pagamento dos vale-transporte, assumiu o compromisso de fazer o pedido de aditamento do contrato da Secretaria de Educação.
A mediadora reforçou a necessidade da empresa e da PCR, como responsável solidária do contrato, cumprirem a legislação e a Convenção Coletiva. Foi marcada uma nova reunião de mediação para o dia 13/08, para que a SOLSERV possa prestar contas dos compromissos assumidos na mediação.