Trabalhadores/as da ATI encerram Campanha com recuperação de perdas salariais e ganho real
Trabalhadores e trabalhadoras da Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI aprovaram na última sexta-feira (12/7), a proposta do governo estadual para a revisão salarial de assistentes e analistas da autarquia. A proposta do governo foi aprovada por ampla maioria, em uma Assembleia participativa, que contou com a presença de 186 pessoas, tendo apenas cinco votos contrários e uma abstenção.
Após três meses de negociação, iniciada em 02 de abril, o governo apresentou uma proposta que garante a reposição da inflação dos quatro anos da gestão e ganho real, na remuneração. Além disso, a Secretaria de Administração do Estado reafirmou seu compromisso de reconhecer a elegibilidade do servidor para efeito de avaliação de desempenho, imediatamente após o estágio probatório, e a concessão automática do Adicional de Tecnologia da Informação e Governo Digital – ATIGD, aos Servidores ou Empregados Públicos cedidos, no ato do seu retorno formal à ATI. Concordou ainda com o estabelecimento de critérios técnicos e objetivos para a cessão de quadros para outros órgãos do Estado, a partir da definição de regras a serem negociadas com a Direção da autarquia e, posteriormente, analisadas pela SAD.
Durante a Assembleia da última sexta-feira, a direção do SINDPD-PE apresentou as novas tabelas salariais e respectivos reajustes a serem implementados em três parcelas, conforme negociado entre a representação dos/as trabalhadores/as e a SAD. A revisão das tabelas salariais preveem a incorporação da Parcela Remuneratória de Valorização do Servidor (PARES) e o reajuste dos vencimentos bases iniciais dos profissionais dos cargos de assistentes e analistas (Estatutários e Celetistas). Além disso, a proposta contempla a transformação do ATIGD de valor fixo nominal para um percentual do salário-base, chegando a 25% em 2026. Confira aqui as tabelas.
O SINDPD-PE atuou durante toda a Campanha em parceria com a Associação dos Servidores da ATI (ASSERTI-PE). Embora não contemplem todos os anseios de estatutários e celetistas, os resultados alcançados garantem uma valorização real da remuneração, durante o período acordado, além do reajuste no tíquete de 9,09%.
–