Mediação no MTE com a SOLSERV gera frustração devido ao descaso da empresa
A reunião de mediação com a SOLSERV no Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, que aconteceu nessa quarta (14/8), foi frustrante. A empresa não cumpriu com o acordado na reunião do último mês de julho, que seria pedir à Secretaria de Educação um aditivo ao contrato para pagar o vale-transporte adicional para quem precisa. Ao invés disso, apresentou um pedido idêntico feito em novembro/2023 para o contrato da Procuradoria Geral do Município, que foi negado.
O SINDPD-PE alegou que houve descaso da empresa e apontou outros problemas, tais como a cobrança de coparticipação no plano de saúde oferecido para os digitadores e a pendência já levantada na reunião anterior, do não pagamento do retroativo do salário-família.
A empresa alegou que a convenção permite a cobrança da coparticipação no plano de saúde e que comunicou aos empregados e empregadas que haveria coparticipação. Quanto ao pagamento retroativo do salário-família, informou que foi pago na folha de julho/2024.
O sindicato esclareceu que a possibilidade de pagamento da coparticipação está prevista na Convenção, como uma forma de garantir que haja uma contribuição simbólica, para que em caso de demissão, os/as empregados/as possam manter o plano.
A mediadora esclareceu a gravidade do descumprimento da legislação por parte da empresa em relação ao não pagamento do vale-transporte da forma devida e lavrou a ata com os registros das partes.