SINDPD-PE exige da SOLSERV o cumprimento da lei e da Convenção Coletiva de Trabalho
Em reunião realizada na última sexta-feira (04/10), a direção do SINDPD-PE reencaminhou para os/as representantes da SOLSERV algumas demandas originadas devido ao descumprimento da legislação e da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT, por parte da empresa.
Na ocasião o sindicato lembrou que desde o ano passado tem recebido reclamações dos/as trabalhadores/as sobre atraso, falta de pagamento, ou pagamento a menor de alguns benefícios e mais recentemente, o não fornecimento do contrato de trabalho.
Devido à falta de uma solução, o sindicato pediu a mediação da Superintendência Regional do Trabalho, o que aconteceu em duas reuniões, sendo uma em julho/2024 e outra em agosto/2024.
Na primeira reunião o sindicato apresentou as demandas sobre pagamento em atraso do salário-família; o não pagamento de vale-alimentação no período de férias e fornecimento de uma quantidade de vales-transporte menor do que alguns trabalhadores e trabalhadoras precisam.
A empresa alegou que o problema do salário-família e do vale alimentação já estavam sendo resolvidos, mas que na questão dos vales-transportes teria que pedir um aditivo ao contrato para poder fornecer uma quantidade maior.
Apesar da promessa de que faria o pedido de aditamento ao contrato da Secretaria da Educação da PCR, a empresa não adotou nenhuma iniciativa neste sentido. Ao invés disso, na segunda reunião de mediação na Superintendência Regional do Trabalho, apresentou cópia de um pedido de aditamento feito em novembro de 2023 para o contrato da Procuradoria Municipal da PCR, o qual tinha sido negado. O sindicato ainda argumentou que a quantidade de pessoas que estavam pedindo um número maior de vales era pequeno, o que não implicaria num desembolso de valor alto para a empresa. Mesmo assim, o problema não foi resolvido.
A pedido da chefe do Departamento de Pessoal da empresa, ficou combinado que até esta terça-feira (8/10), a empresa fará um levantamento de todas essas pendências e comunicará ao sindicato quais providências serão adotadas para saná-las.
O SINDPD-PE fez questão de deixar claro na reunião que não medirá esforços para que os/as trabalhadores/as tenham seus direitos e benefícios garantidos.