Trabalhadores e trabalhadoras vão às ruas contra a escala 6×1
Fotos: JC Mazella
A direção do SINDPD-PE se somou aos trabalhadores e trabalhadoras de diversas categoria, estudantes, à CUT e membros da sociedade civil organizada no Ato Público contra a escala 6×1 realizada na última sexta-feira (15/11). A concentração aconteceu no parque 13 de maio, centro do Recife.
A escala 6×1 impõe ao trabalhador uma carga de trabalho de 44 horas semanais ao longo de 6 dias, restando um único dia de descanso, o que é considerado desumano por quem luta por direitos e melhor qualidade de vida para a classe trabalhadora.
A pressão popular garantiu o número de assinaturas necessárias para que o Projeto, hoje encampado pela deputada Érika Hilton (Psol), entrasse em tramitação. O mesmo garante à classe trabalhadora o mínimo de dois dias de descanso semanais. A luta pela reduzação da jornada de trabalho é antiga, sendo uma das bandeiras de reivindicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e tendo sido abordada por outros parlamentares ao longo dos últimos anos, sem sucesso.
Hoje, com a participação da sociedade, essa luta ganhou força. Mas esse é apenas o começo. O Projeto começou a tramitar, mas muito ainda precisa ser feito para por fim à escala 6×1. Participar das atividades convocadas pela sociedade para derrubar esse absurdo, é fundamental!