SINDPD-PE participa de reunião com a SEST para tratar dos 70+
Atendendo pedido do SINDPD-PE, o deputado federal Carlos Veras (PT/PE), articulou uma agenda do sindicato com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na tarde dessa quarta-feira (28/11). A reunião aconteceu com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), para discussão da medida adotada pelo SERPRO de reduzir a aposentadora compulsória dos 75 para 70 anos. O SINDPD-PE, representado por Reinaldo Soares e Sheyla Lima, presidente e tesoureira do Sindicato, respectivamente, questionou de forma contundente a ação da empresa, que na avaliação das entidades sindicais, pode ser adotada por outras estatais. “Entendemos que essa posição do SERPRO representa uma prática de etarismo dentro da empresa. O pior é que se levada para outras estatais, essa iniciativa estenderá a outras categorias o desgaste e as consequências dessa medida tão danosa para o trabalhador e a trabalhadora. “, alertou Reinaldo.
Durante a reunião, a SEST explicitou que respeita a autonomia das estatais, mas se comprometeu a chamar o SERPRO para discutir o assunto no sentido de rever a forma como está sendo implementada a medida. Além disso, será feito um pedido de informações pelo gabinete do Deputado Carlos Veras a respeito do embasamento jurídico para tal medida por parte da empresa.
Durante a reunião, foi entregue à SEST o Manifesto que resultou do Encontro das Entidades Representativas de Trabalhadores e Trabalhadoras das Estatais e Empresas Públicas, que entre outras coisas, aborda a redução da compulsória do SERPRO, que aconteceu nos últimos dias 26 e 27/11, em Brasília (DF).
Além do SINPD-PE, estiveram na reunião representando a SEST, Raissa Veloso Gomes, Diretora de Política de Pessoal e Previdência Complementar de Estatais, substituta, e Elisa de Oliveira Alves, assessora jurídica; Letícia Gobbi, chefe de gabinete do deputado Carlos Veras e Paula Lamounier, assessora parlamentar do MGI.