OLT SERPRO solta nota em registro a posição do SERPRO no momento em que comemora 60 anos
Confira abaixo, na íntegra, a nota emitida pela OLT SERPRO nessa quinta-feira (5/12), data em que a empresa completou 60 anos
Registro da OLT/PE pelo aniversário de 60 anos do Serpro
Hoje o Serpro completa 60 anos de existência! É uma data especial, de uma empresa especial, importantíssima para a existência do Brasil de ontem e mais ainda para o Brasil de hoje, imerso numa demanda de produtos e serviços fortemente amparados nas tecnologias emergentes, para levar mais eficiência, disponibilidade e segurança aos serviços públicos, contribuindo com uma maior comodidade para os brasileiros alcançarem seus direitos e realizarem seus deveres cidadãos.
Mas gostaríamos de resgatar e ressaltar que essa empresa também foi forjada pela luta dos empregados! E assim sendo, nós, integrantes da OLT/PE, lotados fisicamente na Regional Recife, compactuamos com a grande aflição que boa parte dos empregados passam nesse momento de comemoração dos 60 anos, cujo contexto é de perdas e danos aos direitos adquiridos, em razão dos últimos acordos coletivos de trabalho – ACT, e também pelas últimas ações defendidas por parte desta diretoria, como a imposição da compulsória aos 70 anos.
Em novembro passado, esta OLT e o SINDPD/PE fizeram um protesto silencioso, em respeito ao evento da empresa ocorrido em novembro passado na Regional Recife, levantando cartazes com dizeres contrários a essa compulsória, diante da fala de um diretor. Além desse protesto, outras ações estão sendo adotadas no campo político e jurídico pelo SINDPD/PE e demais representações estatais dos empregados do Serpro e Fenadados.
E mesmo com todas as ações em andamento e pedidos de esclarecimentos de órgãos reguladores e de governo, a diretoria endossou a compulsória aos 70 anos. Portanto, em repúdio pela forma como uma parcela da diretoria vem conduzindo essas últimas ações aqui citadas, esta OLT entende que não há clima organizacional para comemorações e irá se solidarizar a um protesto já sinalizado nos grupos dos empregados, de ausência às comemorações dos 60 anos do Serpro, mas também e principalmente, em solidariedade aos colegas que estão nesse fim de ano, amargando uma situação nunca antes vista nesta empresa, por estarem completando 70 anos de vida (ou próximo) e com certeza muitos anos de Serpro na bagagem, o que antes sempre foi motivo de orgulho e festa, hoje se transforma em motivo de angústia, perdas e danos.
Por fim, nós não votamos num governo progressista para que ocorressem ataques aos direitos dos empregados, muito menos para o enfraquecimento das instituições públicas!
Serpro – OLT / Pernambuco