Trabalhadores/as do CESAR aprovam proposta da empresa e encerram campanha 2024
Marcada por uma baixa adesão da categoria, foi encerrada na última segunda-feira (16/12), a Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras do CESAR. Toda a movimentação da Campanha se deu através de duas linhas de debates contidas em uma proposta de pauta discutida e aprovada pelos/as trabalhadores/as e uma da empresa. O pouco engajamento da categoria, para o qual contribuiu a recusa da empresa em veicular em seus informativos internos os Editais do sindicato, trouxe como consequência a redução de direitos, apesar da garantia da aplicação dos índices da Convenção Coletiva de Trabalho sobre os salários e benefícios, retroativos a setembro/2024 e alguns avanços. Conquistamos a ampliação de um dia de licença-paternidade e o reajuste para o auxílio home office, além de impedirmos que o auxílio-creche e o 13º fosse proporcional à jornada efetivamente trabalhada, o que era intenção da empresa.
Por outro lado, não foi possível garantir a manutenção do auxílio-alimentação integral, independente da jornada de trabalho. A partir de janeiro/2025, os novos contratados, ou aqueles empregados que reduzirem sua carga horária, receberão esse benefício proporcional às horas trabalhadas. Também foi estabelecido pela empresa que a gratificação de férias será proporcional aos salários recebidos durante o ano, conforme legislação vigente. Houve ainda alteração no texto que trata do pagamento do auxílio-alimentação nos casos dos/as trabalhadores que se encontram afastados por doença.
O Acordo aprovado é a prova concreta de que o resultado de uma Campanha é fruto principalmente do engajamento da categoria. Apesar das dificuldades na comunicação, é fato que não houve uma participação expressiva nas Assembleias, o que deu ao CESAR mais condições para implementar algumas das mudanças que pretendia. O Sindicato é um foco de resistência, mas sozinho não consegue grandes avanços. É importante que todos e todas avaliem esse momento e, na próxima Campanha, sejam mais participativos. Sem a presença da base, não existe Campanha forte!
Confira aqui os principais tópicos negociados
1. Ampliação de um (01) dia de licença paternidade, que aumentou de 10 para 12 dias em 2023 e agora para 13 dias;
2. Reajuste do auxílio home office com base no índice da Convenção Coletiva de Trabalho, passando para 367,50 (integral) e 133,75 (híbrido);
3. Proporcionalidade para o auxílio-alimentação, no caso das pessoas contratadas a partir de janeiro/25;
4. Férias calculadas com base nos salários recebidos ao longo do ano, com base na jornada efetivamente trabalhada, como prevê a legislação;
5. Pagamento do auxílio-alimentação por seis(6) meses, em caso de afastamento por doença profissional ou acidente de trabalho, e por três (3) meses nos demais casos de afastamento por doença.