Campanha Salarial 2025/2026: aconteceu a primeira negociação com o SERPRO, mas não tivemos resposta para a pauta de reivindicações dos trabalhadores

Eixos Campanha Serpro 2025
A reunião de negociação aconteceu às 10h desta sexta, 25 de abril, de forma virtual. A empresa fez a apresentação da sua comissão de negociação e também informou que, apesar de já ter enviado as informações da empresa para a SEST, até este momento ainda não tem resposta e não há previsão exata de quando terá. Sugeriu a marcação de nova reunião para o dia 26 de maio, na expectativa de já ter retorno da resposta para a pauta dos trabalhadores.
A representação dos trabalhadores mostrou seu descontentamento com o fato de que, mesmo a empresa ter recebido a pauta de reivindicações há mais de 45 dias, ainda não tem a resposta. Soma-se o fato de ter que esperar mais de um mês para que isso aconteça. Cabe lembrar que a categoria está revoltada com a situação do plano de saúde, quer celeridade na resposta para a correção dos salários e tíquete e exige, também, a garantia dos mesmos direitos a todos os trabalhadores, além de resposta para todas as reivindicações da pauta.
A representação lembrou que enquanto isso, a empresa apresenta lucros recordes, fruto do trabalho de seus funcionários. Apesar dos discursos de como se estivesse em dificuldades financeiras, em 2024 foram mais de R$ 1,9 bilhões em caixa e R$ 141 milhões em rendimentos de aplicações. É inadmissível que a direção do SERPRO não aplique sua capacidade de articulação para buscar celeridade nas conversas com a SEST, já que usa deste mesmo poder para resolver assuntos que são de seu interesse, tais como o reajuste salarial para diretores e GVR, dentre outros.
Por fim, a empresa informou que o Acordo Coletivo será renovado por mais 30 dias, a partir de 1° de maio.
Conforme definido na Plenária Nacional de Campanha, em 6 de maio a categoria estará reunida em ASSEMBLEIA NACIONAL para avaliar os próximos passos da campanha salarial e exigir, da empresa, celeridade nas negociações. Não é aceitável uma mesa de negociação por mês! Queremos solução para as demandas dos trabalhadores!
Serviço:
Assembleia Nacional – 06 de maio
Contamos com a presença de todas e todos.
Unid@s seremos mais fortes.
Fenadados, Sindppd/RS e Sindpd/SC