Fórum dos Servidores Estaduais reivindica aumento de salário e auxílio-alimentação

Na reunião da Mesa Geral dos Servidores que aconteceu na última sexta-feira (30/06), o Fórum dos Servidores Estaduais entregou à Secretária de Administração, Ana Maraísa, a Pauta da Campanha Salarial 2025, em que consta o aumento do salário e auxílio-alimentação, entre outras reivindicações. A Secretária comprometeu-se a apresentar resposta na próxima reunião da Mesa Geral, que acontecerá neste mês de junho.
Do ponto de vista salarial, o Fórum reivindica revisão dos acordos plurianuais fechados em 2024, considerando que as bases que sustentaram as negociações sofreram alterações: a previsão da inflação 2023/2024 subiu de 16,4% para quase 22%, enquanto a receita do Estado subiu 10,5% em 2024, reduzindo o comprometimento com a despesa de pessoal para 40,55%.
A defasagem histórica do auxílio-alimentação pago aos servidores do Estado se agravou com a inflação dos alimentos no último período, tornando plenamente justificável a reivindicação de R$ 30,00 diário. Já para as diárias de viagem, foi reivindicado o valor de R$ 250,00.
Além dessas cláusulas econômicas, o Fórum reivindica revisão dos Planos de Cargos, realização de concursos; recuperação da infraestrutura dos órgãos; investimentos no SASSEPE; formulação de uma política de saúde laboral e de uma política de creches para as servidoras, além de mecanismos de incentivo/subsídio para participação em eventos culturais.
ATI terá pauta específica
Na assembleia realizada no último dia 28/5, trabalhadores e trabalhadoras da ATI aprovaram pauta específica a ser encaminhada para a SAD, reivindicando criação de GT para revisão dos Planos de Cargos; realização de concurso para a Autarquia com negociação de normas de alocação dos concursados; definição de percentuais máximos de cessão de servidores para outros poderes, retirando as restrições de direitos dos cedidos e participação da representação dos trabalhadores nos estudos sobre a natureza jurídica da ATI.