Assembleia do SERPRO aprova greve a partir da próxima quarta, 6/8

Passados quatro meses da entrega da pauta de reivindicações, o SERPRO sentou-se à mesa de negociação e apresentou sua contraproposta, negando praticamente todos os itens. Na reunião seguinte, a empresa manteve o descaso com os/as empregados/as, ignorou mais uma vez a pauta e trouxe uma proposta final, que na verdade trata-se da mesma que havia exibido antes, com duas alterações cosméticas. Após isso, ainda impôs um prazo inexequível para as representações sindicais consultarem a base e darem uma resposta.
Para completar esse roteiro autoritário que a direção do SERPRO adotou, numa clara demonstração de quem não tem compromisso com o diálogo, nem respeito aos trabalhadores e trabalhadoras, a empresa rompeu abruptamente as “negociações” e recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) com um pedido de mediação.
A “nova” proposta apresentada pelo SERPRO em mesa prevê apenas a concessão de licença prêmio por 30 dias em pecúnia e reduz de 85% para 75% o percentual do lucro líquido da empresa em 2025, para o pagamento de ganho real de 1% no próximo ano. Caso isso não aconteça, será paga apenas a inflação. No mais, manteve a assinatura do Acordo por dois anos; reajuste da inflação, com base no INPC + 1% de ganho real, o que totaliza 6,32%, com retroativo a 1º de maio/2025. Os demais itens da pauta foram negados.
Diante dessa postura, trabalhadores e trabalhadoras decidiram rejeitar a proposta apresentada pelo SERPRO em Assembleia que aconteceu na manhã dessa quarta-feira (30/8) e aprovar greve a partir da zero hora da próxima quarta-feira (6/8). Até a próxima sexta-feira (1/8), os demais estados estarão realizando Assembleias e decidindo sobre a deflagração da greve.
Pernambuco é um estado com histórico de lutas e vai se somar aos demais estados nessa paralisação, na defesa dos nossos direitos. Fique ligado nas redes sociais do SINDPD-PE, no site e participe das atividades convocadas pelo Sindicato.
Nossa mobilização é nosso principal instrumento de luta. Sigamos juntos/as!