Presidente do SINDPD-PE defende aprimoramento da ação sindical como contraponto aos impactos da IA

O presidente do SINDPD-PE compôs nessa quinta-feira (16/10) uma Mesa Redonda que aconteceu dentro da programação do REC n`play e que discutiu o tema “IA não vai roubar seu Emprego. Seu chefe vai”. O debate teve como objetivo discutir aspectos como carreira, tecnologia, mercado de trabalho, educação e gestão, com o surgimento e aplicação da inteligência artificial. A discussão foi aberta por Bruno Cunha, Headhunter & especialista em carreira, responsável por levar o tema para discussão no evento.
“Não queremos parar o futuro, mas garantir que ele tenha direitos”, com essa frase o presidente do SINDPD-PE resumiu a importância da ação sindical dentro desse universo em que a inteligência artificial chega para ajudar em vários aspectos, mas também é utilizada para reduzir vagas de emprego e cada vez mais fragilizar os direitos da classe trabalhadora. Ele defende que os sindicatos, em especial os de TI, estejam cada vez mais conectados com as novas tecnologias do mercado, a fim de desenvolver estratégias sindicais que protejam os empregos e os trabalhadores.
Ele alertou que as entidades sindicais precisam defender a transparência algorítmica; redução da jornada, sem redução salarial; direitos para quem trabalha via plataformas e a negociação coletiva sobre automação e IA, para que realmente se garanta justiça social em paralelo à evolução tecnológica. “A luta sindical precisa incluir dados, tecnologia, inteligência artificial e novas formas de organização”, alertou.
Em um destaque feito durante o momento do debate com o público, Messias Melo, Secretário de TI do Sindicato, destacou a importância de que se desenvolva políticas públicas que estejam à frente dessa nova realidade virtual e que superem a IA.
Contribuíram ainda no debate com suas experiências sobre os impactos da inteligência artificial nas áreas do direito, educação e administração, Rafael Figueiredo, Procurador do Estado; Mônica Queiroz, Coordenadora nacional da pós-graduação do grupo Ser Educacional e Mychel Paes Barreto, presidente do CRA (Conselho Regional de Administração de PE), respectivamente.