SINDPD e OLT formalizam questionamentos à presidência do SERPRO
Em uma iniciativa conjunta, a OLT do Serpro e a diretoria do SINDPD/PE solicitaram uma audiência com a presidenta da empresa, Glória Guimarães, que esteve na regional nessa segunda-feira (31). Na reunião, foi entregue um documento conjunto, em que foram levantados questionamentos e solicitado esclarecimentos para iniciativas que vem sendo tomadas pela atual administração, muitas delas de forma unilateral.
No documento, a direção de SINDPD e a OLT questionaram que tipo de relação a empresa pretende manter com a categoria, considerando que negou recentemente a utilização do auditório para a realização de uma palestra sobre as reformas trabalhistas e previdenciária; questionou a proposta da empresa a respeito da redução da jornada de trabalho, considerada excludente, onipotente e unilateral; solicitou esclarecimentos sobre notícias que circulam na mídia de que haverá fusão das empresas de TI, sem que nada seja discutido com os trabalhadores; os impactos da PEC 241 (Câmara), hoje 55 (Senado) para as empresas de TI; e sobre
a decisão de retomar o uso de ferramentas proprietárias em detrimento do uso de software livre nos órgãos e empresas públicas.
Todos os pontos abordados no documento foram discutidos com a presidenta. Aproveitando o momento, foi apresentado o pleito de que as horas de greve ainda não compensadas pelos trabalhadores fossem abonadas pela empresa e que isso é possível, considerando que o Acordo Coletiva não menciona “desconto” e sim “compensação”. Glória Guimarães recebeu a proposta e se comprometeu a analisar todos os pontos, mas registrou que o Acordo assinado não poderá ser descumprido, inclusive este.
Confira o documento entregue à presidenta do SERPRO na íntegra