Trabalhadores de TI das particulares se reúnem em Assembleia
A campanha Salarial dos Trabalhadores de TI das Empresas Particulares foi iniciada com a entrega da pauta ao Seprope no dia 28 de junho. Isto, com o objetivo de concluir a campanha até o final de setembro, (mês da data-base), com o fechamento da nova Convenção Coletiva.
Na primeira mesa de negociação, realizada em 19 de julho, o sindicato patronal respondeu a pauta com uma proposta de reajuste de 2% (dois por cento) dos salários e demais cláusulas econômicas, reposição da inflação de 2%, com a renovação sem alteração das demais cláusulas da Convenção.
Na tentativa de garantir a evolução da Convenção Coletiva, o SINDPD apresentou propostas que avançavam em cláusulas importantes para os trabalhadores. Algumas delas sem impacto financeiro e outras com impacto direto ou indireto. Por isto, na primeira mesa, o SINDPD insistiu que a proposta econômica era insuficiente, por sequer repor a inflação e propôs que o Seprope reavaliasse sua contraproposta, trazendo uma nova posição para a segunda Mesa de negociação.
Realizada no último dia 31 de julho, a segunda mesa não trouxe avanços. O sindicato patronal apenas protocolou ofício reafirmando a proposta já apresentada anteriormente, de renovar a Convenção, com reajuste de 2% como reposição da inflação do período.
Confira as principais proposta da pauta
1- Reajuste dos salários e demais cláusulas econômicas em 5,36% (cinco vírgula trinta e seis por cento) sobre o salário de agosto de 2017, correspondente à inflação acumulada entre setembro 2016 e agosto de 2017, mais o crescimento do setor de 2016;
2- Vale refeição de R$ 27,02 (vinte e sete reais e dois centavos);
3- Instituição do Adicional de Titulação (AT), destinado a todos os trabalhadores portadores de títulos, diplomas, cursos de graduação ou pós-graduação, nos seguintes percentuais sobre o vencimento básico:
I. Aos portadores de títulos de Doutor: 12,5%;
II. Aos portadores de título de Mestre: 10%;
III. Aos portadores de Certificado de Especialização: 7,5%;
IV.
Aos portadores de diploma de curso superior, exceto que desempenham as funções previstas nas letras “E” e “F” da Cláusula Terceira, 5%.
Diante da posição do sindicato patronal, é hora de discutirmos os rumos da campanha, mas para isso é fundamental que os trabalhadores participem ativamente das discussões e deliberações.
Só a luta poderá garantir avanços e a manutenção de direitos!
Convocamos toda a categoria a participar da Assembleia Extraordinária que estaremos realizando nesta quarta-feira (9), às 18h em primeira convocação e 18h30 em segunda convocação, no Auditório do SINDPD/PE (Rua Bispo Cardoso Ayres, 111 – Boa Vista), quando serão definidos os próximos passos da Campanha.