SEPROPE não apresenta contraproposta econômica, mas já nega vários itens da pauta
Em mais uma mesa de negociação realizada na tarde dessa quarta-feira (16/9), o Sindicato das Empresas Particulares de TI (SEPROPE) não apresentou a contraproposta de reajuste dos salários e demais cláusulas econômicas, informando que o tema ainda está em discussão e que as empresas alegam dificuldades, em função da pandemia do novo coronavírus na economia e no setor.
No entanto, já deu o tom de como se posicionará na Campanha em relação aos demais itens, informando a rejeição das cláusulas de Adicional de Titulação e Vale-cultura, assim como a ampliação do auxílio-refeição para as trabalhadoras em licença maternidade e para quem estiver afastado por doença profissional; a troca do auxílio-transporte pelo auxílio combustível para quem solicitar; a ampliação da licença paternidade para 15 dias, dentre outros pontos, como pode ser visto na tabela em anexo. Em resumo, as empresas não querem melhorias na nossa Convenção Coletiva!
Em assembleia realizada logo após a mesa, os trabalhadores e trabalhadoras de TI manifestaram sua indignação com a falta de compromisso das empresas. Lembrando inclusive, que trabalhando muitas vezes em condições inadequadas e assumindo as despesas do teletrabalho durante a pandemia, têm garantido os bons resultados e o prestígio do setor de TI em Pernambuco.
Foi resgatado ainda, que na Campanha passada o reajuste não “zerou” as perdas inflacionárias, enquanto o setor cresceu acima dos demais setores da economia pernambucana, perdas estas que cresceram nestes últimos meses, sem perspectivas de queda da inflação no curto prazo. Outros absurdos também foram registrados, como a recusa à criação do Adicional de Titulação. A posição é contraditória, pois muitos/as trabalhadores/as são pressionados/as constantemente a buscar qualificação para manter-se no mercado do trabalho. Afirmaram ainda que é inaceitável não existir garantia de ressarcimento das despesas com o teletrabalho.
Reforço à Assembleia
Os trabalhadores e trabalhadoras das empresas particulares de TI se comprometeram a reforçar a convocação para a nova Assembleia, que será realizada na próxima quinta-feira (24/9), às 18hs, logo após a nova mesa de negociação. O link será divulgado posteriormente.
Assim que a Ata da reunião for liberada, será disponibilizada na área destinada às empresas particulares do site do SINDPD-PE.