Começa negociação da Campanha dos/das trabalhadore/as em empresas particulares de TI 2021
Nessa terça-feira (03/8) foi realizada a primeira reunião de negociação da Campanha dos trabalhadores e trabalhadoras em Empresas Particulares de TI 2021. A base da negociação foi a pauta de reivindicações entregue pelo SINDPD-PE no último dia 30/6.
Iniciando a fala, o Sindicato das empresas de TI fez uma análise do desempenho do setor ao longo do último ano, reconhecendo seu crescimento, mas apontando que as empresas sofreram as consequências da paralisação da economia. Eles argumentaram que precisaram investir fortemente para adequar-se aos novos modelos de negócio, em especial o home office, mesmo sem um horizonte de estabilidade econômica. O SEPROPE questionou ainda o fato da pauta conter cláusulas não econômicas, quando a Convenção Coletiva prevê apenas a discussão de cláusulas econômicas.
O SINDPD-PE contra argumentou, enfatizando que o setor cresceu em termos de produção, faturamento e número de empregos para responder a uma demanda que já era crescente, pela transformação digital de todos os setores econômicos, e que se acelerou na pandemia, com perspectiva de continuidade, nos próximos anos. Por outro lado, os trabalhadores viram suas despesas pessoais crescerem pela aceleração da inflação, mas também por assumirem as despesas decorrentes do investimento para transformar suas casas em extensão das empresas, na maioria das vezes sem nenhum ressarcimento ou ajuda de custo. Quanto à pauta, o Sindicato ressaltou que a própria Convenção permite alterações nas cláusulas não econômicas, desde que por acordo.
Para dar continuidade às negociações, foi agendada nova reunião para 11 de agosto, quando o SEPROPE deve apresentar sua contraproposta.
Assembleia
Também dia 11 de agosto, às 18h, a direção do SINDPD-PE estará realizando a primeira Assembleia Virtual da Campanha 2021 após o início das negociações. Esperamos que SEPROPE apresente resposta à pauta, para que a categoria possa analisar e decidir os rumos da Campanha. O crescimento do setor de TI na pandemia é fato, destacado em várias matérias que circularam na grande imprensa. Portanto, não podemos esquecer: Quem faz acontecer, também tem que crescer!
Confira aqui a Ata da reunião entre o SINDPD-PE e o SEPROPE.