EMPREL: Assembleia Aprova Contraproposta para Revisão dos Planos de Cargos
Após longo processo de diálogo, em assembleia realizada nesta quarta-feira, 29/06, os trabalhadores e as trabalhadoras da EMPREL aprovaram contraproposta para revisão dos Planos de Cargos, considerando as seguintes premissas aprovadas nas assembleias realizadas nos dias 20, 22 e 27 de junho:
- Desvinculação das datas-base de 2023 e 2024 ou, no mínimo, garantir reajuste condicionado a gatilho inflacionário ou ao negociado na mesa geral;
- Em vez de um novo plano de cargos, unificação das tabelas de todos os cargos, com 34 faixas e mesmos interstícios, com implementação em julho de 2022;
- Preservação das posições relativas dos empregados de um mesmo cargo;
- Não considerar o tempo de serviço para enquadramento;
- Analise e correção das disfunções num prazo de 1 ano;
- Rediscussão dos critérios de enquadramento dos empregados à disposição.
Para formulação das tabelas de todos os cargos, o Sindicato e a Comissão dialogaram com representantes dos grupos de empregados que apresentaram propostas de tabelas específicas para algum cargo, considerando ainda a proposta apresentada pela empresa. O resultado do diálogo foi apresentado, debatido e votado, em cada assembleia que contaram com a participação de mais de cem trabalhadores, inclusive detentores de cargos comissionados sem direito a voto, sendo a contraproposta aprovada na assembleia final por 94 votos, contra 1 contrário e 3 abstenções.
Os critérios aprovados na assembleia de 20/06 foram encaminhados à EMPREL, através do ofício SINDPD 035 (veja aqui), e a contraproposta através do ofício 038, de 30/06, (veja aqui). As tabelas podem ser consultadas (baixe aqui).
Sem dúvidas, este processo de diálogo e construção de consenso contribuirá para a superação da distância entre empregados do PCCS e PCRC e, consequentemente, para a unidade da categoria.
A Direção do SINDPD-PE parabeniza todos os trabalhadores e as trabalhadoras da EMPREL, em especial os dirigentes sindicais, membros da comissão de funcionários e representantes dos grupos, pela demonstração de maturidade.