CUT entrega documento ao governo buscando a garantia de uma Previdência Universal e de Qualidade
No último dia 31/01, a diretoria da Central Única dos Trabalhadores (CUT) entregou documento ao Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, contendo 11 pontos da pauta imediata e urgente para uma Previdência Universal e de Qualidade. Dentre os pontos levantados está o compromisso do governo Lula em zerar a fila de espera no INSS, que soma mais de 1 milhão de pessoas; Ampliar a fiscalização e o combate efetivo à sonegação fiscal para a Previdência Social; e promover a valorização das/dos servidores públicos que atuam na Previdência Social.
O documento, entregue a Carlos Lupi durante uma visita à sede da Central, ressalta a importância da participação social e apresenta uma proposta de constituição de um Fórum – Trabalho e Previdência Social para debater formas de superação dos problemas.
“Entendemos que as questões relativas à previdência social também estão relacionadas à ampliação das formas precárias de trabalho, pois estas reduzem as contribuições, e por esse motivo, debater a Previdência Social também passa por ampliar a proteção trabalhista. Trabalho decente e acesso à Previdência Social caminham juntos”, diz trecho do documento entregue ao ministro.
O documento destaca ainda ser de suma importância que o governo federal “institua um espaço apropriado para o diálogo social e a deliberação de temas relevantes para a Seguridade Social, que atue sobre as questões comuns à Previdência Social, Saúde, Assistência Social e Trabalho. Os temas, as informações e dados relacionadas a essas esferas precisam ser compartilhados para garantir avanços no monitoramento das políticas públicas, de modo a
otimizar o desenho dos programas e ações”.
Confira aqui o documento entregue ao Ministro do Trabalho na íntegra.