Unidade da Dataprev em PE garantirá ações mais rápidas e inovadoras na área de TI
Nessa quarta-feira (05/07), a direção do SINDPD-PE esteve em Brasília (DF), quando se reuniu com a Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck. Na pauta, o sindicato levou a reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras de TI de Pernambuco, de instalação de uma Unidade de Inovação da Dataprev no Estado. A reunião foi possível graças à união de esforços da senadora Teresa Leitão (PT/PE) e do deputado federal Carlos Veras (PT/PE), que estiveram na reunião e também vem contribuindo para a conquista de novas adesões a essa luta, que atualmente conta com o apoio de todos os deputados e deputadas estaduais, praticamente todos os parlamentares federais de Pernambuco, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, e também do prefeito do Recife, João Campos e da governadora Raquel Lyra.
A migração da Dataprev para a estrutura do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos (MGI), pelo governo federal, elegeu a empresa ao braço tecnológico da inovação do Estado, o que exigirá uma ação mais ágil e inovadora.
De olho neste cenário e conhecedor do potencial existente no Porto Digital do Recife, o SINDPD-PE defende que a unidade de Pernambuco atue especificamente dentro desse ecossistema. O objetivo da proposta é tornar as entregas da Dataprev mais rápidas e inovadoras, através de parcerias com as empresas existentes no Porto Digital, em áreas nas quais a Dataprev ainda não tem a expertise internalizada ou mão-de-obra disponível, utilizando os benefícios previstos na Lei de Inovação (Lei 11196/2005) e no Marco Legal das Startups (Lei Complementar 182/21).
O presidente do SINDPD-PE, Reinaldo Soares, destaca que a Dataprev é a segunda maior empresa pública de TI da América Latina e uma das mais importantes do mundo, responsável pelo processamento de mais de 8% do PIB nacional. ” A Dataprev é uma empresa reconhecida internacionalmente e nunca poderia ter deixado de estar presente na cidade de Recife, reconhecida nacional e internacionalmente como um dos maiores celeiros tecnológicos do país, notadamente pela repercussão do sucesso do Porto Digital, eleito por três vezes o melhor parque tecnológico do Brasil. Sua migração para o MGI abre uma oportunidade de corrigir esta distorção, contribuindo para a modernização do Estado brasileiro”, reforçou.
O Porto Digital conta com mais de 350 empresas, organizações de fomento e órgãos de governo (com iniciativas de inovação como o Open Innovation Lab) e com quase 15 mil profissionais e empreendedores – reconhecido como uma das 10 iniciativas de inovação aberta mais inspiradoras do mundo pela IASP. E a empresa que se pretende que seja o braço de inovação do governo federal, não pode ficar de fora desse ecossistema.
Pelo SINDPD-PE, participaram da reunião o presidente do SINDPD-PE, Reinaldo Soares, o Secretário de Políticas de Informática e Tecnologia, Messias Melo, e o conselheiro fiscal, Glaucus Lima.