Trabalhadores e trabalhadoras em empresas privadas de TI aprovam reajuste de 5,3%

A Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras em empresas privadas de TI em Pernambuco, foi encerrada na noite dessa quinta-feira (25/9). A proposta negociada entre o SINDPD-PE e o Seprope foi apresentada à categoria na Assembleia em dois formatos, sendo aprovada a opção 1, por 57% das cerca de 500 pessoas presentes. Todas as conquistas serão retroativas a setembro/2025, mês da data-base da categoria.
A proposta 1 prevê um reajuste de 5,3% nas cláusulas econômicas (que corresponde à inflação do período mais um ganho real de 0,25%), com um tíquete de 39 reais. Já a proposta 2, garantia um reajuste de 5,13% nas cláusulas econômicas (que corresponde à inflação do período mais um ganho real de 0,08%), com um tíquete de 40 reais.
O SINDPD-PE já está tomando as providências para que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) seja assinada e registrada no Ministério do Trabalho (MTE) o quanto antes, garantindo a aplicação imediata dos reajustes e o pagamento do retroativo das cláusulas econômicas.
Além disso, foram conquistados avanços importantes na Convenção Coletiva 2025. Dentre eles, destacam-se:
• PLR obrigatória para empresas que integrem grupos econômicos cujas subsidiárias, em outros estados, já praticam PLR;
• Reconhecimento de direitos iguais para união estável em relações homoafetivas;
• Em caso de falecimento da mãe, a licença maternidade será estendida para o pai;
• Famílias atípicas (TEA nível 3): direito a 6 turnos para consultas/terapias e prioridade para teletrabalho;
• Auxílio creche ampliado para crianças com até 8 anos de idade, no caso dos/as trabalhadores/as com salários de até R$ 1.950,00.
Confira aqui com mais detalhes, na apresentação feita durante a Assembleia, o que foi garantido.
Importância da mobilização
Importância da mobilização
A campanha salarial não foi fácil! Após várias rodadas de negociação, a proposta patronal previa apenas a reposição da inflação do período, o que foi rechaçado pela categoria. A resposta veio com uma Mobilização Virtual com a presença de aproximadamente 400 pessoas, que movimentou a Campanha, trouxe avanços, mas ainda não foi suficiente!
A proposta final negociada com o Seprope reforça o que vem sendo dito pelo Sindicato. Sem a presença da categoria na Campanha e nas ruas, será difícil avançar muito. Em 2026 é preciso que os/as trabalhadores/as de TI voltem mais uma vez o ocupar o Bairro do Recife, participem de Assembleias presenciais e se não houver avanços, desenvolvam atividades junto com o SINDPD-PE para levar nossa denúncia à sociedade.
Sindicato forte, categoria forte
Reafirmamos que a luta coletiva é a única forma de avançar! Cada conquista é resultado direto da organização e participação da categoria, que é representada por seu Sindicato. E, no caso dos/as trabalhadores/as de TI, é o SINDPD-PE que cumpre esse papel. Por isso a importância da sindicalização e de contribuir com a entidade que lhe representa.
Sigamos firmes e juntos nessa luta em defesa de melhores condições de trabalho, valorização profissional e reconhecimento da importância estratégica dos/as trabalhadores/as de TI para Pernambuco.
Filie-se e fortaleça seu sindicato!