Direção do SINDPD-PE participa da apresentação dos novos planos de saúde do SERPRO
Direção do SINDPD-PE participa da apresentação dos novos planos de saúde do SERPRO
Em evento ocorrido nessa terça-feira (26/5), na Regional do SERPRO Recife, a Superintendente de Saúde e Previdência da empresa, Carla Marques e parte da sua equipe, apresentaram aos presentes as quatro novas modalidades de plano de saúde que serão oferecidas pela empresa a todos(as) os(as) empregados(as) e dependentes que tenham interesse em aderir.
Por se tratar de um tema sensível e de extrema importância para os trabalhadores e trabalhadoras da empresa, a direção do SINDPD-PE esteve presente no evento, sendo representada pelos diretores Sheyla Lima, Liana Araújo, Maria Cândida da Silva e Wagner Silveira, sendo este último representante dos(as) trabalhadores(as) na Comissão Paritária de Saúde que trata do assunto.
Na ocasião, a superintendente esclareceu que o pedido de implementação dos novos planos está sob análise da Agência Nacional de Saúde (ANS) e que a empresa tem a expectativa de implementar essas novas modalidades em junho de 2026. Falou ainda que a grande diferença entre os novos planos e o atual (PAS/SERPRO), é a redução do valor a ser pago pelos beneficiários, a oferta ou não do serviço de obstetrícia, a acomodação em apartamento ou enfermaria, além do cobrança de um fator moderador, a título de coparticipação, para exames simples, consultas médicas e terapias simples.
Preços acessíveis e rede de atendimento
O SINDPD-PE usou o momento para registrar a preocupação de que os novos planos tenham não apenas preços acessíveis, mas que ofereçam também uma boa rede de atendimento, haja vista que praticamente não existe rede de prestadores do PAS SERPRO em Pernambuco e uma rede precária da CASSI, que oferece poucas opções para determinadas especialidades médicas.
A representação sindical registrou também que a lógica do capitalismo, que transforma tudo em mercadoria, inclusive a saúde e a vida das pessoas, torna a questão da saúde muito mais complexa devido ao jogo de interesses dos vários atores que dela fazem parte. Por isso, entende que a solução definitiva deveria vir através do fortalecimento do SUS.
A representação dos(as) trabalhadores(as) registrou também que apesar da expectativa de que as novas modalidades dos planos possam reduzir o valor pago pelos beneficiários, provavelmente essa redução não seja suficiente para eliminar o impacto do reajuste absurdo de 30% que foi aplicado ao PAS/SERPRO no final de 2025. Ainda assim, enxerga a implementação das novas modalidades como uma medida positiva e acredita que a criação da “Caixa de Assistência do SERPRO” que a empresa está formulando, possa ser mais um avanço na busca de um plano mais sustentável e inclusivo.
