O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Informática e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD-PE) foi oficialmente fundado no dia 2 de outubro de 1985, em uma Assembleia realizada no Auditório do Colégio Vera Cruz.
M as a organização da categoria não começou aí. A história do SINDPD/PE teve início em 1978, quando foi criada a primeira Associação dos Profissionais de Processamento de Dados-APPD, momento em que o país vivia submetido a uma ditadura militar e as forças de oposição começavam a impor um lento, mais gradativo processo de transição rumo à democracia. Também foi o momento em que o país começou a experimentar uma nova forma de sindicalismo e de movimento popular. A sociedade começava a mostrar insatisfação com a ditadura militar.
A partir de 1978 pipocaram centenas de greves, comandadas entre outros, pelos metalúrgicos do ABC Paulista, liderados por Luis Inácio Lula da Silva. Em 1979 e 1980, milhões de trabalhadores pararam para reivindicar aumento salarial. Em Pernambuco, em 1979, trabalhadores rurais também promoveram uma grande paralisação nos engenhos na zona da mata pernambucana, envolvendo mais de 20 mil pessoas. Foi o primeiro grande movimento por aumento salarial e estabilidade no emprego para o delegado sindical.
O surgimento desses novos atores sociais, entre os quais, os profissionais em processamento de dados, inaugurou um novo momento na história do país. Além das bandeiras gerais, exigindo melhores condições de vida e trabalho, a APPD traçava sua própria trajetória e tinha como principais bandeiras a luta pela regulamentação da profissão e pelo direito à sindicalização, além da defesa de uma política nacional de informática que garantisse autonomia tecnológica ao país.
A partir da fundação do sindicato, mais focado no avanço de direitos, muitas lutas vieram, trazendo com elas a colaboração de diversos (as) companheiros (as) que passaram a se dedicar a esse sonho e empenharam seus esforços pela consolidação desse projeto e em defesa dos direitos da categoria.
Diretas Já
Além das lutas específicas da categoria, o SINDPD-PE se uniu aos demais trabalhadores brasileiros em lutas mais amplas, como a campanha pelas Diretas Já, a luta por uma nova constituição e o movimento Fora Collor. Em 1983 e 1984, atos e mobilizações pela eleição direta para presidente ocuparam o país e o SINDPD-PE estava lá, lutando pela democracia, assim como estava nos debates da assembleia nacional constituinte, em 1987 e 1988, defendendo novos direitos para os cidadãos e em especial, os trabalhadores.
Por entender, desde a sua fundação, a importância das lutas coletivas e que os trabalhadores de várias categorias devem atuar em conjunto pela garantia de direitos mais amplos, o SINDPD-PE foi uma das entidades que participou em 1983 da fundação da Central Única dos Trabalhadores(CUT), a maior central sindical da América Latina. O sindicato continua atuando nessa instância até os dias atuais para que se efetivem direitos como a redução da jornada de trabalho; pela manutenção de conquistas históricas como o FGTS e 13º salário; por melhores condições para aposentadoria, entre outros, participando das direções da CUT Pernambuco e Nacional.
Com o objetivo de organizar nacionalmente a categoria, o SINDPD-PE participou da fundação da APPD Nacional e posteriormente, da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares – FENADADOS, tendo participado de suas direções, inclusive ocupando a Presidência.
Vários atores
Dentro desses mais de 30 anos, muitos foram os atores que deram sua força de trabalho e ajudaram a construir essa história, seja assumindo a presidência da entidade, alguma diretoria, representando ou mesmo através do trabalho de base, fundamental para a integração entre os trabalhadores e o sindicato. Nesse resgate histórico também foi de fundamental importância a contribuição dos funcionários do SINDPD-PE, que ao longo desses anos têm dado sua contribuição para a consolidação da nossa entidade.
Nessa página, algumas fotos desses momentos e das pessoas que ajudaram a construir a história do SINDPD-PE.