Outubro Rosa destaca importância da detecção e prevenção do câncer de mama
O mês de outubro é dedicado à divulgação de informações sobre a saúde da mulher. Para isso, foi criado o Outubro Rosa, um movimento de mobilização social que reforça mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama e é uma oportunidade para abordar a saúde da mulher de uma forma mais ampla, com informações ainda sobre o câncer do colo de útero.
No Brasil, as ações divulgam as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero e estimular a reflexão sobre o autocuidado em saúde. A prevenção primária e a detecção precoce também são fundamentais para o controle desses tipos de câncer. Para cada ano do triênio de 2023 a 2025, são estimados 73.610 casos novos casos de câncer de mama no País.
Novos avanços
Como mais uma política que beneficia diretamente a mulher, durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que aconteceu no final desse mês de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 386, de 2023, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prorroga a licença-maternidade em até 120 dias após a alta hospitalar do recém-nascido e de sua mãe, e a Lei no 8213, de 24 de julho de 1991, para ampliar o prazo de recebimento do salário-maternidade. O presidente também sancionou o Projeto de Lei no 853, que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com as Gestantes e as Mães. A Semana dará ênfase aos primeiros mil dias, que compreende o período da gestação até o segundo ano de vida do bebê, de forma a estimular o desenvolvimento integral da primeira infância.
Com informações da Agência Gov
